Alternador – Como funciona e defeitos.

Baterias AGM e Baterias EFB
outubro 26, 2019
Garantia e informações úteis
outubro 26, 2019
Exibir tudo

Alternador – Como funciona e defeitos.

Nesse artigo, explicamos o que é o Alternador do veículo, suas funções e evidências de falhas. Quem nos explica é o especialista em elétrica veicular Ivan Paiva. Ivan é técnico eletricista veicular ha 20 anos e possui experiência refinada.
Então, o que é o alternador?
Acionado por uman correia ligada ao motor, o alternador é responsável por gerar a energia que alimenta os componentes elétricos com o veículo ligado. Essa energia também é enviada a bateria do veículo, a fim de mantê-la carregada para a próxima partida do motor.
Ivan explica que uma falha no alternador pode gerar uma falsa impressão de problemas na bateria. Isso porque quando o alternador para de enviar energia para a bateria, ela entra em estado de descarga. Nesse momento, o veículo consome energia da  bateria, mas nao repõe. Em pouco tempo, a Bateria é descarregada e o veículo apresenta falhas diversas, como dificuldade em ligar o motor.
Perguntamos ao Ivan como nós motoristas podemos identificar facilmente uma falha no alternador, e ele nos explica que em 90% dos casos de falhas  uma luz piloto se acende no painel do veículo, geralmente vermelha com o símbolo de uma bateria. Essa luz indica falha de alternador. Outros sintomas como pequenas anomalias na direção elétrica e câmbio automático podem aparecer bem como mal funcionamento de diferentes componentes elétricos. Caso o motorista insista na uso do veículo, ele irá parar de repente no meio da pista.
Ivan explica que caso o motorista tenha dúvidas do bom funcionamento do alternador, a análise é simples. Fazendo uso de multímetro, com o veiculo ligado, deve-se medir a voltagem que chega a bateria . A medida correta deve ficar entre 13.5v.e 14.8v. Caso esteja abaixo do mínimo, poderá gerar descarga na bateria, sendo necessário carregá-la novamente. Se gerar acima do máximo, poderá danificar a bateria e demais componentes elétricos do veículo.
Por fim, perguntamos ao Ivan que dicas ele poderia nos dar afim de prevenção de problemas, e ele explica que a correia do alternador deve ser trocada de acordo com o manual do veículo. Evitar transitar em alagamentos, e a manutenção deve ser realizada quando apresentar problemas. Os valores variam para cada veículo e tipo de problema.
Esse artigo foi escrito por Bruno Thomazi, proprietário da empresa Disk Bateria Ltda, numa entrevista com Ivan Paiva, que é especialista em elétrica veicular e possui uma grande oficina em Vila Velha.