Baterias AGM e Baterias EFB

Alternador – Como funciona e defeitos.
outubro 26, 2019
Exibir tudo

Baterias AGM e Baterias EFB

“É um absurdo de caro!” ou  “Quero uma bateria simples mesmo, são todas iguais!”. É comum ouvir isso quando um cliente se depara com o alto valor das baterias AGM e EFB, as únicas com tecnologia para veículos com Start-Stop.
Mas então, são todas iguais? Com a participação do especialista da Moura, Thiago Fagundes, vamos esclarecer alguns pontos sobre o uso dessas tecnologias recentes em baterias.
A indústria automobilística tem evoluído na questão ambiental, tentando desenvolver métodos que tornem os veículos menos poluentes. Um desses métodos é o recurso Start-Stop, que desliga o veículo em uma parada rápida, e liga novamente com o acionar do acelerador.
A Bateria é a responsável por fazer o veículo religar toda vez que ele é desligado. Esse processo se repete por centena de vezes num trânsito intenso. Para suportar esse ciclo, as baterias automotivas passaram por evolução tecnológica. E aí que entram as EFB e AGM.
As baterias EFB são uma evolução das baterias comuns. Usa internamente o mesmo material das baterias convencionais, mas com reforço para suportar o ciclo aumentado de partidas. Por utilizarem o mesmo principio das baterias comuns, podem ser instaladas no compartimento do motor do veículo, recebendo calor sem prejudicar seu desempenho. Tem o preço mais acessível que as AGM, ficando um pouco acima das baterias comuns, com a vantagem de terem 2 anos de garantia nas marcas mais tradicionais, como Moura e Heliar.
Já as AGM possuem uma tecnologia de fabricação diferenciada. São baterias que tem grande poder de recuperação de carga, totalmente seladas e vedadas, ou seja, não possuem saídas de suspiros como as demais baterias, o que permite instalar na parte interna do veículo. Um detalhe importante dessas baterias, é que não suportam altas temperaturas, como a EFB e as Comuns (MFA). Por isso, são geralmente instaladas no interior do veículo, seja embaixo do banco ou no porta malas com total segurança, pois não existe risco de vazamentos nem de líquido nem de gases.
É comum encontrar baterias EFB em veículos mais tradicionais com Start-Stop, e as AGM em veículos Premium que possuem Start-Stop e outras tecnologias de recuperação de energia.
Thiago, que é especialista Moura no Espírito Santo, nos orienta com algumas observações importantes.
  • As baterias AGM por serem totalmente vedadas, são as únicas indicadas para utilização no interior do veículo.
  • Alguns veículos possuem bateria AGM instalada no cofre do motor. Neste caso, elas possuem uma proteção contra o calor. A Moura liberou o uso de baterias EFB para uso em veículos Creta, que usam baterias nessa situação.
  • Nunca uma bateria comum (MFA) poderá substituir uma AGM ou EFB. No entanto, um modelo EFB poderá substituir uma MFA, por exemplo, Taxis e Ubers.
  • A manutenção dessas baterias é inexistente, bastando apenas certificar que os terminais estão bem conectados e limpos.

A aplicação equivocada das baterias pode ocasionar mal funcionamento do veículo ou diminuição da vida útil da bateria.

 

A Disk Bateria tem todos os modelos de baterias para todos os tipos de veículos.
Texto escrito por Bruno Thomazi, com participação especial de Thiago Fagundes, especialista Moura no ES.